:*

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Caracterização

"- Senhor Langdon, não perguntei se acredita no que o homem diz sobre Deus. Perguntei se acredita em Deus. Há uma diferença. As escrituras sagradas são histórias... lendas e a história da busca do homem para compreender sua própria necessidade de significado. Não pedi que desse sua opinião sobre literatura. Estou perguntando se você acredita em Deus. Quando se deita sob as estrelas, nao sente a presença do divino? Não sente em seu íntimo que está diante da obra de Deus?

[...]

- E Deus? - Ele perguntou. - Você acredita em Deus?
Vittoria ficou calada por um longo tempo.
- A ciência me diz que Deus tem de existir. Minha mente me diz que nunca vou compreender Deus. E meu coração diz que não fui feita para isso.
Isto é que é concisão, pensou ele.
- Então, acredita que Deus é fato, mas que nunca o compreenderemos.
- A compreenderemos. - corrigiu ela, com um sorriso. - Seus índios nativos tinham razão.
Langdon deu uma risadinha.
- A Mãe Terra.
- Gaea. O planeta é um organismo. Todos nós somos células diferentes com finalidades. No entanto, somos entrelaçados. Servindo uns aos outros. Servindo ao todo.
"

Anjos e Demônios, Dan Brown.

-
Bom, lendo o livro me dei de cara com essa filosofada do car*i. Eu sempre pensava em Deus não como aquele ser personificado, criado pela igreja, que criou a Terra em 6 dias e descansou no 7°. Pensava nele como a própria natureza, e seu maior milagre, por incrível que pareça, era a existência da vida. Não importa o que falarem, esse meu conceito é irrefutável. [mvl.]